Aproveite sua vida: mude seu ponto de vista

“Dois homens olham pelos mesmos bares: um vê a lama e vê-se as estrelas.” – Frederick Langbridge, um aglomerado de pensamentos calmos

Se você ficou em segundo lugar em um concurso de redação, vai pular de alegria e pressionar por melhores resultados na próxima vez, ou será desencorajado e encontrará uma desculpa para não participar novamente?

Na vida, você está sempre cheio de escolhas. Você pode optar por ter uma visão de pessimista e viver uma vida autodefruída, ou pode optar por seguir o caminho do otimista e levar uma vida desafiadora e gratificante.

Então, por que nutrir o ponto de vista de um otimista? E por que agora?

Bem, o otimismo está ligado ao humor positivo e ao bom moral; ao sucesso acadêmico, atlético, militar, profissional e político; a popularidade; para uma boa saúde e até para uma vida longa e livre de traumas.

Por outro lado, as taxas de depressão e pessimismo nunca foram maiores. Ela afeta adultos de meia-idade da mesma forma que atinge pessoas mais jovens. A idade média de início passou de 30 para 15. Não é mais um distúrbio de dona de casa de meia-idade, mas também um distúrbio de adolescente.

Veja como os otimistas estão em ação e pesquisas que respaldam o motivo pelo qual realmente vale a pena ser otimista:

Os otimistas esperam o melhor

A característica definidora dos pessimistas é que eles tendem a acreditar que os eventos ruins, que duram muito tempo e solapam tudo o que fazem, são sua própria culpa.

A verdade é que os otimistas são confrontados com as mesmas duras derrotas deste mundo. O que difere é a maneira como eles explicam sua infelicidade – é o caminho oposto. Eles tendem a acreditar que a derrota é apenas um revés temporário, que suas causas estão confinadas a este único caso.

Os otimistas tendem a se concentrar e planejar o ‘problema’ em questão. Eles usam “reinterpretação positiva”. Em outras palavras, eles provavelmente reinterpretam uma experiência negativa de uma forma que os ajuda a aprender e a crescer. Essas pessoas não se incomodam com a má situação, percebem que é um desafio e se esforçam mais.

Eles não dizem “as coisas nunca vão melhorar”, “Se eu falhar uma vez, isso vai acontecer de novo” e “Se eu sentir infelicidade em uma parte da minha vida, então isso acontecerá em toda a minha vida”.

As expectativas positivas dos otimistas também preveem melhores reações durante as transições para novos ambientes, tragédias repentinas e mudanças improváveis ​​de eventos. Se eles caírem, eles se levantarão. Eles vêem oportunidades em vez de obstáculos.

As pessoas respondem positivamente aos otimistas

Os otimistas são proativos e menos dependentes dos outros para sua felicidade. Eles não encontram necessidade de controlar ou manipular as pessoas. Eles costumam atrair pessoas para eles. Sua visão otimista do mundo pode ser contagiosa e influenciar aqueles com quem estão.

O otimismo parece um traço socialmente desejável em todas as comunidades. Aqueles que compartilham o otimismo são geralmente aceitos, enquanto aqueles que espalham tristeza, pânico e histeria são tratados desfavoravelmente.

Na vida, essas pessoas geralmente ganham eleições; obter votado mais agradável e procurou conselhos.

Quando as coisas ficam difíceis, os otimistas ficam mais duros

Os otimistas normalmente mantêm níveis mais altos de bem-estar subjetivo durante períodos de estresse do que pessoas menos otimistas. Em contraste, os pessimistas provavelmente reagem a eventos estressantes negando que eles existam ou evitando lidar com problemas. Os pessimistas são mais propensos a desistir de tentar quando surgem dificuldades.

Eles perseveram. Eles simplesmente não desistem facilmente, eles também são conhecidos por sua paciência. Avançando o caminho um passo mais perto desse objetivo ou sonho indescritível.

Os otimistas são mais saudáveis ​​e vivem mais

Pesquisas médicas justificaram que prazeres simples e uma perspectiva positiva podem causar um aumento mensurável na capacidade do corpo de combater doenças.

A saúde dos otimistas é excepcionalmente boa. Eles envelhecem bem, muito mais livres do que a maioria das pessoas dos males físicos habituais da meia-idade. E eles sobrevivem àqueles propensos a pensamentos negativos.

Então, por que não ser otimista hoje? E pense positivamente em direção a uma vida mais completa.

Por que não aguardamos o sucesso em todos os seus esforços? Por que não ser resiliente? Como todos os outros, você está fadado a atingir alguns pontos baixos, mas não fica apenas lá. Saia da lama e melhore suas chances de voltar ao caminho certo. E por que não inspirar os outros a remover seus óculos escuros e ver a vida no lado positivo?


Consultoria SEO para Psicólogos